Powered by Rock Convert

Escolher um lugar para morar é um momento bastante gostoso na vida de qualquer pessoa, mas que também demanda um pouco de atenção extra, para optar por um local que realmente atenda as demandas e necessidades dos futuros moradores. Por essa razão, saber o que observar na visita ao imóvel é fundamental.

Esse é justamente o momento no qual você deve estar com olhos atentos e avaliar, com maestria, alguns dos pontos que poderão ou melhorar a qualidade de vida da sua família ou fazer com que você tenha alguma dor de cabeça no futuro. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

O que observar ao fazer uma visita ao imóvel

1. Localização

Para muitos especialistas, a localização é o fato mais importante na hora de escolher um lugar para viver e, por isso mesmo, esse é um item que você precisa observar na visita ao imóvel. É interessante que o bairro conte com uma boa infraestrutura de serviços e comércio, além de não ficar muito longe do trabalho e da escola das crianças.

A vizinhança também deve entrar nessa equação, visto que uma difícil convivência tem o poder de minar a sua qualidade de vida. Tente conversar não apenas com as pessoas que moram nas adjacências, mas também com funcionários como porteiros e garagistas, que conhecem bem a rotina e as características da área.

2. Elétrica e hidráulica

No imóvel propriamente dito existem algumas partes que demandam uma atenção especial. Definitivamente, uma delas é a elétrica, pois ela precisa estar apta a comportar o estilo de vida da sua família. Observe a condição da caixa de disjuntores, das tomadas e dos interruptores. Se você tiver dúvidas, não hesite em chamar um técnico de confiança.

O sistema hidráulico também é muito importante e problemas nesse item podem representar um belo prejuízo. Procure acionar todos os registros, torneiras e chuveiros a fim de verificar se existem vazamentos ou infiltrações. Fluxos de água muito pequenos, por exemplo, costumam ser sinal de um entupimento ou de uma tubulação muito antiga.

3. Pisos e telhados

Muita gente gosta de alterar o piso de alguns cômodos quando se muda para uma casa diferente e, sem sombra de dúvidas, essa é uma opção interessante para renovar a decoração e dar uma nova cara para o imóvel. Contudo, é interessante verificar se não existem sobressaltos ou rachaduras, que indicam a necessidade de uma obra maior.

O mesmo princípio vale para o telhado. Caso não seja um dia de chuva na sua visita, será complicado observar a presença de goteiras e infiltrações, mas isso não impede que você dê uma boa olhada no forro e na parte externa, de maneira que consiga visualizar eventuais falhas ou telhas quebradas.

4. Acabamento

Por fim, não dá para fazer uma visita ao imóvel sem observar o acabamento, que é a parte mais dispendiosa de qualquer obra ou reforma. Procure abrir todas as portas e janelas, para analisar se elas estão em condições adequadas de uso. O mesmo vale para as fechaduras.

Sobre o resto dos itens da propriedade, valorize aqueles de alto padrão, como os que são feitos com materiais de luxo, como madeiras nobres, aço inoxidável, mármore e assim por diante. Eles são mais duráveis, bonitos e demandam menos manutenção.

Como você pode ver, a visita ao imóvel é um momento crucial, que requer a sua atenção para escolher uma unidade que esteja em sintonia com o que você realmente precisa.

Gostou de aprender mais sobre a visita ao imóvel? Quer receber mais conteúdos como este? Então, não perca mais tempo e assine gratuitamente a nossa newsletter!