Powered by Rock Convert

Alugar uma propriedade é sempre um desafio para os donos, não importa se eles encaram isso como um investimento, se apenas querem receber uma boa renda passiva no final do mês ou até mesmo se precisaram se mudar. Diante dessa realidade, contudo, saber se vale a pena mobiliar um apartamento para locação pode ser muito interessante.

Esse é um questionamento muito comum do mercado imobiliário, uma vez que disponibilizar móveis para o inquilino pode agregar valor ao arrendamento. No entanto, existem dúvidas quanto ao efetivo retorno que essa estratégia oferece. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema!

O imóvel mobiliado e o marketing

Obviamente, um imóvel mobiliado é uma das opções que o proprietário tem para atrair novos inquilinos. Diante de um mercado tão competitivo como o dos dias de hoje, essa é uma estratégia que deve ser considerada na hora de anunciar a unidade ou de buscar por moradores que estejam dispostos a pagar um bom preço pela locação.

O marketing tem um papel importante nesse segmento e, sobretudo nos grandes centros urbanos, existe uma demanda elevada de pessoas que buscam por mais praticidade. Elas também não querem perder tempo e nem dinheiro comprando móveis por aí. E é justamente esse filão que pode justificar a estratégia.

As vantagens de mobiliar um apartamento para locação

Se você está pensando nesse tipo de oferta aos inquilinos, vale considerar as principais vantagens de se entregar o imóvel com a mobília inclusa. Veja a seguir.

Diferencial competitivo

Logicamente, ao mobiliar um apartamento para locação, você ganha um tremendo diferencial competitivo diante das unidades disponíveis de forma vazia. Invariavelmente, alguém que esteja em busca de mais praticidade ou que deseja se mudar imediatamente dará preferência para um local que já conta com móveis disponíveis.

Anúncios mais chamativos

Outro benefício de mobiliar um apartamento para locação é que você pode fazer anúncios mais chamativos, especialmente se tiver bom gosto na hora de escolher os itens. Será possível, por exemplo, criar imagens interessantes a respeito do tamanho dos armários ou dando foco em uma bela mesa de jantar.

Uso de descontos e promoções

Muitas vezes, as lojas de departamento ou de artigos de decoração oferecem grandes descontos para eliminar itens remanescentes ou que estejam ocupando muito lugar no estoque. Diante dessa realidade, você consegue mobiliar o seu apartamento gastando relativamente pouco, esperando por promoções e oportunidades interessantes.

As desvantagens de mobiliar um imóvel

Apesar dos ótimos benefícios em se mobiliar um apartamento para locação, também existem algumas desvantagens na estratégia que devem ser lembradas. Adiante estão as mais relevantes.

Gastos e custos extras

Mesmo que mobiliar um apartamento para locação conte com diversas vantagens, é inegável que isso representará um gasto extra. Para quem está com o orçamento apertado no momento, portanto, essa pode não ser a melhor alternativa.

Possibilidade de danos

Não dá para deixar de considerar que, mesmo que a conservação da unidade e de seus itens esteja no contrato, há um risco nada desprezível de que o inquilino acabe danificando algo. E, no final das contas, quem fica com esse problema é o proprietário.

Pouco retorno no aluguel

Por fim, mobiliar um apartamento para locação nem sempre traz o retorno esperado no aluguel. Embora haja um acréscimo no valor, ele não é suficiente o bastante para cobrir logo no início o investimento na mobília e os eventuais danos que ela possa sofrer.

Como você pode ver, então, a decisão de mobiliar um apartamento para locação precisa ser medida entre os seus prós e contras. Ao analisar a possibilidade de agregar valor ao imóvel com os móveis, considere tanto as vantagens quanto as desvantagens e opte pelo que for melhor dentro da sua realidade no momento.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como mobiliar um apartamento para locação? Então deixe o seu comentário aqui no post!