Powered by Rock Convert

Planta, localização, quantidade e disposição dos cômodos: é evidente que esses fatores determinam ou a não a valorização do imóvel. Contudo, não são os únicos. Há algumas medidas importantes que, ao serem tomadas, são capazes de aumentar o valor da locação ou da venda.

Algumas alterações pontuais bastante simples tornam o imóvel mais atraente para os inquilinos ou compradores em potencial. Além disso, garantem um retorno maior do seu investimento. Quer saber quais são elas? Neste artigo, nós separamos as principais. Confira!

1. Faça manutenções e reparos

Um imóvel com a manutenção em dia mostra à pessoa interessada que ela não terá gastos extras e não previstos com reformas ou consertos. Então, atente para que esteja muito bem conservado. Faça uma vistoria para identificar possíveis problemas e providencie os reparos necessários.

Cuide para que não haja infiltrações, rachaduras, problemas hidráulicos, elétricos, pisos quebrados. Não encare isso como um gasto, mas, sim, como um investimento. Afinal, qualquer defeito, por menor que seja, é decisivo para quem está interessado em morar no local.

2. Invista em uma pintura neutra

Além de a pintura estar em perfeitas condições (sem manchas, rachaduras, partes descascadas), é preciso ter cuidado com as cores escolhidas. O ideal é apostar em tons neutros. Isso não significa que todas as paredes devem ser brancas. Tonalidades nudes, pastel, areia, gelo, bege ou off-white são excelentes opções.

Isso porque elas combinam com qualquer tipo de decoração e agradam a todos os perfis. Quem for visitar o imóvel deve conseguir visualizar os seus móveis e objetos pessoais no local. Com cores fortes e chamativas, é bem provável que a composição desagrade, fazendo-o perder o interesse na compra ou locação.

3. Cuide da fachada

Ao se tratar de casas, a fachada é o cartão de visitas. Desse modo, é a primeira impressão que o interessado terá do imóvel. Portão enferrujado, grama alta, pichações, pintura desgastada passam a sensação de que o local é mal cuidado. Muitas pessoas descartam a visita só de olhar a má conservação da fachada.

Então, mantenha-a bonita. Inclua essa parte em sua lista de manutenção. Vale destacar que um bom paisagismo é capaz de aumentar muito o valor de um imóvel. Portanto, invista nesse ponto!

4. Escolha acabamentos de qualidade

Ao construir, reformar ou realizar a manutenção do imóvel, escolha sempre acabamentos de alta qualidade. Pisos, revestimentos, louças dos banheiros, bancada e pia da cozinha, metais: todos esses detalhes merecem a sua atenção porque atraem a atenção, o desejo e o interesse das pessoas.

Do mesmo modo, se possível, inclua móveis funcionais no imóvel. Roupeiros embutidos e armários planejados na cozinha são apenas alguns exemplos.

5. Mantenha a documentação em dia

Seja para venda, seja para locação, é imprescindível que a documentação esteja rigorosamente em dia. É bastante comum que as pessoas desistam do negócio por esse motivo. Se o imóvel não estiver regularizado e houver pendências, o interessado sabe que terá transtornos e gastos extras para poder deixar os documentos em dia e isso o faz perder o interesse.

Os fatores que contribuem para a valorização do imóvel podem ser bastante relativos. No entanto, as dicas que mencionamos ao longo do post garantem que mais pessoas sintam-se atraídas e desejem morar no local. Assim, vale a pena fazer os pequenos investimentos apresentados para garantir uma negociação rápida e com retorno excelente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite a visita no blog e leia o nosso artigo sobre as vantagens de contratar uma imobiliária para alugar o seu imóvel. Boa leitura!