Powered by Rock Convert

Na maioria das vezes, quando alguém deseja ganhar dinheiro com o mercado imobiliário, tenta fazer de tudo para diminuir seus gastos. No entanto, para ter um retorno mais robusto, pode ser preciso fazer investimentos pontuais, e é por isso que você não pode deixar de aprender como valorizar um imóvel para locação.

Seguindo algumas dicas simples e efetuando alterações pontuais na propriedade, você pode torná-la mais atraente para os inquilinos em potencial, fazendo não apenas com que eles se interessem pelo lugar, como que também aceitem pagar o valor pedido pelo aluguel.

Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

Como valorizar um imóvel 

1. Renove a pintura dos ambientes

Uma das melhores dicas para valorizar um imóvel para locação consiste em renovar a pintura, visto que esse é um item que pode mudar completamente a aparência dos ambientes e, na maioria das vezes, não custa muito dinheiro. Porém, é muito importante que você saiba fazer isso de maneira adequada e estratégica.

O mais correto para elevar o valor de mercado e despertar um número maior de interessados, é apostar em tonalidades neutras, que agradem à maioria das pessoas. Fuja de tons muito chamativos e opte pelo branco, nude ou bege, que combinam com tudo e remetem a uma sensação de aconchego.

2. Acerte no tipo de iluminação

A pintura é muito importante, mas os ambientes também ficam bem mais bonitos e agradáveis quando recebem boa iluminação. Esse é um item muito valorizado na hora de negociar o valor do aluguel, pois nenhuma pessoa gostará de morar em um local escuro e que não receba bons níveis de claridade.

Você deve priorizar a luz solar, com número adequado de janelas e, se for possível, até mesmo de claraboias. No entanto, se não for viável, é necessário prestar ainda mais atenção quanto à instalação de luminárias e spots, que devem realçar os pontos positivos de cada área da propriedade.

3. Confira o estado de conservação geral

Muitas vezes, quando a pessoa está pensando em locar sua propriedade para terceiros, ela pode não estar com muitos recursos financeiros para fazer grandes reformas. Entretanto, para achar inquilinos que estejam dispostos a assinar um contrato de longo termo e com valores de mercado, você não pode deixar de fazer alguns investimentos.

Infiltrações e vazamentos, por exemplo, são inaceitáveis e ainda fazem você perder dinheiro com a conta de água enquanto não aluga a unidade. Tomadas não funcionais são outro problema que deve ser resolvido e, caso você pretenda locar junto com a mobília, é essencial que ela não tenha cupim nem apresente sinais de mofo.

4. Invista em um piso de qualidade

Outro cuidado interessante é mudar ou, pelo menos, consertar os pisos da propriedade. Na maioria das vezes, o material mais valorizado é a madeira, mas existem outras alternativas disponíveis no mercado que imitam seu aspecto, como o laminado. Ele é barato, tem manutenção simples e pode deixar qualquer cômodo mais bonito.

Seguindo estas dicas, você estará apto a valorizar o seu imóvel para locação e a obter o melhor retorno possível, ganhando uma bela renda passiva no final do mês!

Gostou de aprender como valorizar um imóvel para locação? Então, confira também o nosso artigo sobre as vantagens de mobiliar um apartamento!