Powered by Rock Convert

Devido às mudanças nas estruturas familiares e nos hábitos de vida, o mercado imobiliário tem investido com força em moradias menores. Mas decorar um espaço compacto pode ser um grande desafio, principalmente com relação à mobília. Se você também está com dificuldade em montar seu lar, terá mais inspiração com as dicas de móveis planejados para apartamentos pequenos que separamos neste post.

Mas saiba que só escolher bem os móveis não garante o melhor aproveitamento de uma área. Por isso, vamos falar também sobre alguns cuidados que devem ser levados em consideração. Assim, você conseguirá aliar funcionalidade, sofisticação e otimização do espaço. Confira!

1. Escolha as cores certas

Tons neutros e claros dão a sensação de amplitude no ambiente. Como a mobília é o que mais chama a atenção em um cômodo devido ao espaço que ocupa, o ideal é optar por cores como branco, off-white, gelo, marfim, bege e palha.

Isso não significa que seu apartamento será monocromático. Mesclar essas tonalidades deixará a decoração mais charmosa e elegante. As cores fortes e vibrantes podem estar presentes, desde que em detalhes.

2. Atente para o acabamento

Com relação ao material, prefira os com acabamento brilhante. Ao refletir a luz, também dão a impressão de maior espaço visual. Balcões e mesas com tampo de vidro, guarda-roupas com portas espelhadas com uma leve transparência, cômodas, racks, aparadores e outras peças em laca brilhante são apenas algumas das inúmeras opções de móveis planejados para apartamentos pequenos que farão o lugar parecer maior.

3. Invista em multifuncionalidade

Em um apartamento compacto, funcionalidade, organização e praticidade são fundamentais. Para isso, apostar em móveis com mais de uma função é uma excelente saída. Cabeceira da cama que serve como escrivaninha, bancos que são baús, recamier que também é sapateira, bancada da cozinha que pode ser utilizada como mesa ou como uma ilha para um estilo gourmet e bancada cuja base é um armário ou tem nichos para armazenamento são as peças mais utilizadas.

4. Siga um estilo de decoração

Seguir um único estilo de decoração para todos os cômodos é mais um truque para dar a impressão de mais espaço. A uniformidade deixa os ambientes mais harmônicos e, ainda, cria unicidade e continuidade, que fazem o imóvel parecer muito mais amplo. O estilo minimalista é uma ótima sugestão.

Linhas retas, cores suaves e móveis devidamente planejados para aproveitar cada espacinho trarão mais leveza e amplitude ao seu apartamento.

A regra dessa proposta é: menos é mais. Então, mantenha apenas o essencial. Isso ajudará a organização, praticidade, otimização do espaço, beleza e sofisticação que o minimalismo oferece.

Na cozinha, os eletrodomésticos como forno, micro-ondas, geladeira e lava-louças devem ficar embutidos em espaços específicos nos armários. Se a máquina de lavar tiver abertura frontal, também pode ficar sob uma bancada cujo tampo servirá para passar roupas.

Não exagere nos elementos decorativos e, para esconder os utensílios da casa, prefira armários com portas. Desse modo, não haverá a poluição visual que faz parecer que o lugar está cheio e sem espaço.

Agora ficou mais fácil escolher os móveis planejados para apartamento pequeno, não é mesmo? Com as nossas dicas, certamente você conseguirá mobiliar seu imóvel para que a decoração alie beleza à praticidade e, ainda, fazer com que ele pareça mais amplo e aconchegante. O segredo é planejar bastante. Quanto mais bem planejado é o projeto, melhor será o aproveitamento do espaço.

Gostou de saber como decorar um imóvel compacto? Então, compartilhe este post em suas redes sociais. Assim, seus amigos também descobrirão como criar a sensação de amplitude em seus lares!