Powered by Rock Convert

Nos últimos anos, a capital do Ceará vem chamando a atenção do mercado imobiliário brasileiro por conta das suas lindas praias, do povo hospitaleiro e dos imóveis de alta qualidade em seus melhores bairros. No entanto, entender a história de Fortaleza também pode ser essencial para compreender essa nova realidade.

O desenvolvimento da cidade e a forma pela qual a urbanização foi se dando com o passar do tempo ajuda a compreender porque esse é um local tão aprazível e que proporciona experiências diferenciadas, sobretudo para quem escolher viver por lá. Ficou interessado? Então não deixe de ler este conteúdo!

Qual é a história de Fortaleza?

A história de Fortaleza já é contada no próprio nome da cidade, que ajuda a compreender um pouco de sua história: ela foi se desenvolvendo nos arredores da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, no final do século XVII. A ameaça da invasão holandesa levou à construção desse forte, cujas cercanias receberam os primeiros habitantes do local.

Foi nessa época que a chamada “Vila de Fortaleza” começou a ganhar forma, mas foi somente em 1777 que o lugar recebeu o título oficial de vila e de capital da Capitania do Ceará. A partir daí, o crescimento foi exponencial, sendo capitalizado pela exportação de algodão, que ajudou a pagar pela estruturação e modernização dos bairros.

Quais são as vantagens de morar em Fortaleza?

Agora que você já sabe um pouco da história de Fortaleza, entenda quais são os principais motivos de morar nessa bela cidade!

Belezas Naturais

É praticamente impossível falar de Fortaleza sem citar as suas belas e encantadoras praias. A vista para o mar é um dos grandes diferenciais de muitos imóveis, mas o simples fato de viver em uma cidade que proporciona uma quilometragem costeira tão ampla, já influencia positivamente a qualidade de vida de qualquer um.

A enseada mais conhecida é a de Iracema, cujo nome foi dado em homenagem ao aclamado romance do autor José de Alencar. Vale mencionar também a praia do Meireles, Mucuripe, Sabiaguaba e muitas outras, além da badalada praia do Futuro, que reúne águas limpas e quiosques perfeitos para experimentar a gastronomia local.

Culinária incrível

Falando em gastronomia local, também é preciso ressaltar a culinária incrível que Fortaleza proporciona. São muitos restaurantes de alta qualidade, que representam cozinhas de diversos locais do mundo, mas cujo ponto alto são as especialidades do Ceará: carne de sol com macaxeira, frutos do mar, moqueca, tapioca e muito mais.

Festas populares

Os eventos culturais em Fortaleza são muito diversificados, mas vale a pena destacar as festas populares, que costumam atrair não apenas moradores, como também turistas de outros estados e até de fora do Brasil. É possível encontrar de tudo um pouco: micareta, maracatus, carnavais e assim por diante.

Há uma influência miscigenada até nas comemorações, que incluem traços de origem espanhola, indígena e africana. Entre as apresentações folclóricas, vale destacar o conhecido Bumba-Meu-Boi, a Dança do Coco e o Maracatu. Esses grupos se apresentam em diversos locais, como o Centro Dragão do Mar.

Como você pôde ver, a cultura e a história de Fortaleza são bastante diversas e ajudam a explicar como esse município se tornou tão interessante e agradável para se morar e visitar!

Gostou de conhecer mais sobre essa bela cidade? Então deixe o seu comentário aqui no blog!