Powered by Rock Convert

Na maioria das vezes, quando estamos pensando em comprar, vender ou alugar um imóvel, é natural que a gente busque pela melhor ajuda profissional, até mesmo como uma forma de ter mais garantias em um segmento tão valorizado do mercado. Por isso, saber quais são as responsabilidades da imobiliária pode ser muito importante.

Esse tipo de empresa não apenas oferece todo o know-how e a expertise necessária para orientar os seus clientes nas transações sediadas nesse ramo, como também tem algumas obrigações, do ponto de vista legal, para com o seu público. Confira o conteúdo a seguir e descubra quais são elas!

Dar suporte nas questões jurídicas

Mesmo com o advento da Lei do Inquilinato e a popularização da internet, que permite que qualquer indivíduo possa tirar suas dúvidas e fazer pesquisas sobre qualquer assunto, existem alguns segmentos que são ricos em pormenores e acabam gerando confusão. Definitivamente, esse é o caso do mercado imobiliário.

Uma das responsabilidades da imobiliária é justamente dar suporte para os seus clientes, sobretudo em assuntos jurídicos. A empresa fica responsável pelas questões administrativas e legais do imóvel, tanto durante o fechamento dos contratos de venda e locação quanto simplesmente nos períodos em que a pessoa estiver residindo no local.

Estabelecer contratos justos e corretos

Como falamos acima, uma das responsabilidades da imobiliária é justamente o estabelecimento de um contrato. Obviamente, para quem não é um especialista no ramo ou na área de direito, essa não é uma tarefa simples. Fazer tudo por conta própria pode trazer insegurança e prejuízos no futuro.

Infelizmente, os acordos de boca a boca estão na moda nos tempos atuais, em que muitos locadores e locatários acabam se conhecendo por indicações de conhecidos ou pelos portais de internet. Quando você faz esses trâmites com uma empresa do ramo, haverá um contrato respaldando as ações de todos, avalizando que delitos terão consequências pela letra da lei.

Cobrar os inquilinos inadimplentes

Uma das formas mais inteligentes de ganhar renda passiva que uma pessoa pode ter é por meio da aquisição e posterior locação de uma casa ou um apartamento. No entanto, um dos grandes medos dessa alternativa é que o inquilino não aja de boa fé e acabe atrasando ou simplesmente optando por não pagar o aluguel.

Quando você loca por meio de uma imobiliária, esse medo é bem menor. Além dos profissionais da empresa fazerem uma boa prospecção e a elaboração de um contrato que protege os seus interesses — com a inclusão de cláusulas e garantias locatícias —, eles também têm a responsabilidade de fazer a cobrança, livrando você desse constrangimento.

Prestar um atendimento profissional

Realizar um atendimento de maneira profissional é uma das responsabilidades da imobiliária, que deve agir de forma adequada e sem nenhum tipo de discriminação ou preconceito de orientação sexual, religiosidade, etnia e assim por diante. Caso isso não aconteça, a instituição será passível de punições severas do ponto de vista da lei.

Corretores e demais membros da empresa deverão fazer de tudo para você ser atendido da melhor forma possível. Sendo assim, contar com uma equipe especializada e com expertise é imprescindível para encontrar imóveis, negociar acordos, agilizar os procedimentos burocráticos e evitar falhas contratuais.

Oferecer a consultoria de corretores

A consultoria propriamente dita dos corretores é outra das responsabilidades da imobiliária, visto que esses profissionais estão se aprimorando cada vez mais, adquirindo não apenas as habilidades de um vendedor de imóveis, mas também de um consultor especializado em todas as questões relevantes do segmento.

Esse profissional encontrará o cantinho ideal para você e a sua família, terá acesso a uma imensa carteira de propriedades, conhecerá outros clientes que poderão se interessar em uma unidade que você deseje locar e assim por diante. Tudo isso cobrando o que é justo e oferecendo um serviço de excelência.

Intermediar os eventuais conflitos

Em um setor que envolve quantias muito elevadas de dinheiro, é relativamente comum que existam discordâncias em defesa dos interesses pessoais de cada envolvido nas transações imobiliárias. Por isso, contar com uma empresa que ajude a intermediar os conflitos é um dos grandes cuidados que você não pode deixar de ter.

O melhor disso tudo é que você poderá ter seus problemas sanados com o máximo de comodidade e praticidade. Basicamente, basta escolher uma empresa de qualidade e que aja sempre dentro da lei, que você não terá problemas. Afinal, são esses profissionais que organizarão os documentos e farão os trâmites básicos.

Agir com total probidade e boa-fé

Por fim, uma coisa que poucas pessoas sabem, mas que é uma das responsabilidades da imobiliária é agir com probidade e boa-fé. Essa não é meramente uma questão dos valores da empresa, mas também uma obrigação de acordo com a lei do nosso país, em sintonia com o artigo 422 do Código Civil Brasileiro.

Essas linhas tratam dos contratos em geral e expressam que a sua elaboração deve ser feita com o máximo de honestidade, integridade, lisura e justiça. Esses princípios, inclusive, devem ser resguardados mesmo nas fases pré e pós-contratual, apesar da limitada redação sobre esse tema nesse dispositivo.

Especificamente tratando sobre os acordos de corretagem, o artigo 723 do Código Civil exige dos corretores uma atuação digna e correta, da qual decorrerão o dever de exercer suas funções com diligência e prudência, sendo sinceros na prestação de informações inerentes à segurança e dos riscos dos negócios intermediados.

Como você pôde conferir ao longo deste conteúdo, as responsabilidades da imobiliária são inúmeras e envolvem, em linhas gerais, a prestação de um serviço honesto e de alta qualidade, que favoreça o cliente e esteja em sintonia com os princípios esperados pelas empresas que estão sediadas em um segmento tão importante quanto o setor de imóveis.

Gostou de aprender um pouco mais sobre as responsabilidades da imobiliária? Ficou interessado em contar com profissionais que têm total expertise no ramo e que podem oferecer todos esses benefícios para você? Então não perca mais o seu tempo e entre agora em contato com a nossa equipe!