Powered by Rock Convert

Idas constantes ao cartório, procura por uma imobiliária de confiança, inúmeras certidões negativas, declarações e cópias autenticadas: a aquisição de uma propriedade pode ser um tremendo desafio! Diante dessa realidade, saber quais são os documentos para compra de imóvel é muito importante.

O fato é que o Brasil ainda é um país bastante burocrático e organizar a papelada não é nada simples, especialmente se você não souber com muita exatidão tudo aquilo que precisa para finalizar esse tipo de transação. Confira o conteúdo a seguir e veja o que é imprescindível para esse processo!

O procedimento de compra do imóvel

A compra de todo imóvel deve ser feita com muita estratégia e inteligência. Como é uma aquisição de valor elevado, não é difícil perceber que alguma falha ou erro pode acabar ocasionando em prejuízos bastante consideráveis no futuro — transformando uma conquista, que deveria ser positiva, em uma tremenda dor de cabeça.

Além da vistoria do imóvel, é fundamental, aliás, que você saiba que não são só as partes envolvidas que devem apresentar uma documentação cristalina. A própria casa ou apartamento também tem a sua própria papelada. Então, antes de assinar o contrato de compra e venda, você precisa se certificar de que o imóvel está todo em dia e de acordo com a lei.

O mais importante é você verificar a Matrícula do Imóvel, visto que ela funciona como uma espécie de “Certidão de Nascimento” de uma propriedade. Esse documento reúne as informações básicas da residência, como a localização, a qualificação do proprietário, alterações, transações anteriores, hipotecas, desmembramentos e assim por diante.

Também é imprescindível checar se as contas da unidade estão em dia, uma vez que, se houver algum débito em aberto, é o futuro dono quem deve pagá-lo. Sendo assim, solicite uma certidão da situação fiscal e de IPTU, além de uma declaração de quitação condominial, caso o imóvel em questão esteja dentro de um condomínio.

Os documentos para compra de imóvel

Do comprador

Agora chegou o momento de observar quais são os documentos exigidos do comprador em uma transação imobiliária. Os mais importantes, logicamente, são aqueles mais básicos, como o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência. Para pessoas casadas, é fundamental apresentar também a Certidão de Casamento e solicitar os mesmos documentos para o cônjuge. Já para quem é solteiro, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento.

Do vendedor

O vendedor também deve apresentar os mesmos documentos pessoais do comprador. No entanto, há algumas exigências extras, que visam comprovar que ele é o proprietário verdadeiro e legal daquela unidade. A Escritura Definitiva em seu nome, por exemplo, é essencial e precisa estar devidamente apontada no Cartório de Registro da cidade. Outro aspecto fundamental é a apresentação das certidões negativas nas ações cíveis e na Justiça Federal. Havendo alguma certidão positiva, também deverá ser encaminhada uma certidão de inteiro teor da ação.

Como você pode ver, é essencial estar em dia com os documentos para compra de imóvel, a fim de conseguir uma transação confiável e sem problemas.

Gostou de aprender sobre documentos para compra de imóvel? Então, aproveite para receber mais conteúdos como este, seguindo nossos perfis no Facebook e no Instagram!