Powered by Rock Convert

A sala de estar é um dos principais ambientes de um lar, pois é o cômodo de convivência entre os membros da família e onde recebemos os amigos para passar momentos agradáveis. Por isso, é preciso que o espaço acolha todos com comodidade e aconchego. Ter um ambiente pequeno pode gerar muitas dúvidas na hora de escolher cores e mobiliário. Então, como fazer decoração de sala pequena?

Com alguns truques é possível dar a sensação de amplitude, otimizar o espaço e deixá-lo muito confortável. Anote as dicas a seguir e saiba como valorizar a sala de estar da sua casa com a decoração certa!

1. Utilize tonalidades claras

Usar uma paleta de cores claras e neutras é um dos recursos mais utilizados na decoração para criar a impressão de que o espaço é mais amplo. Então, prefira cores como o branco, gelo, off white, palha, bege e tons pastéis principalmente em áreas grandes, como paredes, piso, cortinas e móveis.

2. Não exagere nos objetos decorativos

O estilo minimalista é perfeito para a decoração de sala pequena. Ele consiste em utilizar poucos elementos, ou seja, segue a máxima de que menos é mais. Ao utilizar itens em excesso, você sobrecarregará o ambiente e dará a sensação de que ele é menor. Desse modo, escolha poucas peças e atente para que todas combinem entre si.

3. Aposte em espelhos

Os espelhos são muito úteis quando a intenção e ampliar visualmente os ambientes. Colocar uma peça grande em uma das paredes deixará a decoração de sala pequena ainda mais bonita. Contudo, é preciso muito cuidado. Observe o que será refletido no espelho.

Se for uma prateleira repleta de itens, por exemplo, a impressão gerada é que há o dobro de elementos, dando o efeito contrário ao desejado. Se a sua casa ou apartamento tiver uma linda vista da janela, posicione o espelho em frente a ela para dar um efeito de janela e espaço a mais.

4. Escolha o tapete certo

Os tapetes são elementos fundamentais para dar mais conforto e beleza a um ambiente. Sendo assim, escolha um modelo com pelos mais altos, macios e em cores claras. Em ambientes integrados, eles também exercem o papel de delimitar espaço. Por exemplo, um belo tapete marca onde termina a sala de estar e começa a de jantar.

5. Opte por móveis planejados

Investir em móveis planejados é uma maneira extremamente eficaz para aproveitar cada cantinho de um cômodo. Afinal, são feitos sob medida e de acordo com os desejos e necessidades dos moradores. Ainda, há modelos que contam com peças suspensas, que exploram o espaço vertical do ambiente, muito pouco lembrado na hora de compor a decoração.

Viu como elaborar a decoração de sala pequena não é uma tarefa difícil? Siga as dicas que listamos ao longo do post e transforme-a em um ambiente confortável, lindo, funcional e com um espaço adequado para garantir o bem-estar para passar momentos com a família ou convidados.

Quer saber mais sobre decoração e mercado imobiliário? Então, siga nossa página no Facebook, Instagram e YouTube para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre o tema!