Powered by Rock Convert

A tecnologia trouxe praticidade, comodidade e segurança para o nosso cotidiano. Os certificados e certidões, os documentos e os contratos já vêm sendo feitos digitalmente.

No entanto, algumas pessoas ainda não sabem como funciona essas novas ferramentas tecnológicas, como o contrato com assinatura digital, que garantem mais praticidade a parte burocrática do dia a dia. Muitas vezes, deixam de usá-las por desconhecerem a dinâmica dos processos.

Para os contratos de compra e venda de imóveis a assinatura digital é uma nova realidade. Quer aprender como funciona e quais as vantagens dessa inovação? Continue a leitura!

Como funciona um contrato com assinatura digital?

O processo é bastante simples. Vamos supor que você queira comprar, vender ou alugar um imóvel. Você anuncia ou procura aquele que mais se adequa às suas necessidades. Depois de um tempo você encontra e que procurava e quer fechar o negócio.

É aqui que a etapa de assinatura eletrônica começa. Assim, que as partes entram em acordo o contrato é elaborado. Logo após, ele será disponibilizado em uma plataforma eletrônica para que as partes interessadas na negociação possam assinar.

Quanto esse estágio é finalizado, os envolvidos recebem um e-mail com a notificação de que o documento já está disponível para assinatura. A partir de então, cada um irá assinar nas respectivas partes e pronto, o contrato está firmado.

Qual a validade do contrato eletronicamente?

De acordo com a lei a validade é a mesma dos contratos firmados no papel e reconhecidos por cartório. O artigo 10 da MP 2.200-2/2001 é que determina a validade da assinatura.

No entanto, inúmeros direcionamentos jurisprudenciais que asseguram que um documento, declaração ou certidão assinado digitalmente tem a mesma legitimidade que os demais. A Lei do Inquilinato também atesta essa validação.

Quais as vantagens da assinatura digital?

A tendência é que cada vez mais documentos e contratos sejam estabelecidos eletronicamente. Isso porque as vantagens das ferramentas digitais aplicadas aos processos burocráticos são inúmeros, a começar pela eliminação significativa dos gastos em papel e caneta. Confira alguns benefícios da assinatura digital!

Otimiza o tempo

Antes da assinatura eletrônica, os contratos precisavam ser enviados aos envolvidos, se eles não morassem na mesma localidade, seriam enviados por correios. Assim que fossem lidos e firmados, seriam reenviados para o local de origem para serem arquivados. Ou seja, o tempo gasto com todos esses transmites era enorme. Agora, basta disponibilizar o documento na plataforma e em um dia tudo está resolvido.

Diminui os custos

Além de economizar tempo, a assinatura digital também diminui os custos. Afinal, seriam despesas de correios, cartórios, motoboy isso contanto só os gastos diretos. Porém, se for contabilizar os custos indiretos como o tempo que não precisa ser gasto indo de um lugar para o outro, as dores de cabeça causadas pela burocracia, os ganhos são ainda maiores.

Agiliza os processos

Como citamos anteriormente o maior efeito da assinatura digital é a agilidade que garante para os processos e, consequentemente, para fechar negócios. A função da tecnologia no ramo das negociações e desburocratizar o máximo possível e substituir práticas obsoletas.

O contrato com assinatura digital é mais uma das soluções encontradas para facilitar a vida e a comercialização de produtos e serviços. No futuro essa praticidade será a regra das negociações bem sucedidas. Todos sabem que o Brasil ainda é um país muito burocrático e extremamente dependente da caneta e do papel. No entanto, é perceptível que esse cenário está mudando.

Gostou de saber mais sobre contrato e assinatura digital? Então convidamos você para compartilhar este post nas redes sociais, para mais pessoas conhecerem as vantagens do contrato com assinatura digital.