Powered by Rock Convert

O famoso escritor José de Alencar soube “desenhar” com palavras as belezas de Fortaleza em seu mais famoso romance: “Iracema”. Um século e meio depois da publicação deste livro, a cidade ainda mostra seu encanto que parece resistir ao tempo. Em meio a tantas paisagens lindas, o bairro Meireles se destaca como um dos lugares mais amados por moradores e turistas.

Quer conhecer esse bairro banhado pelo mar e descobrir as vantagens que oferece a quem vive por lá? Embarque conosco em um tour pelo famoso e encantador Meireles!

Um pouco da história do bairro Meireles

O bairro Meireles é relativamente jovem. Seu surgimento ocorreu entre as décadas de 1950 e 1960 com a construção da célebre Avenida Beira Mar — um corredor muito frequentado por moradores e turistas, que liga as praias do entorno. Porém, antes desse período, alguns representantes da elite cearense já migravam para a região, fugindo do centro urbano de Fortaleza.

Essa mudança era motivada pelo desejo de residir em um lugar que oferecesse tranquilidade e “novos ares” para viver. Aos poucos, o bairro Meireles tomou forma com a edificação de casas e prédios. Como era de se esperar, tornou-se o reflexo dos costumes e hábitos dos seus nobres “fundadores” e é reconhecido como um reduto da alta sociedade fortalezense.

A partir da década de 1990, o bairro começou a ganhar traços modernos nas edificações e na sua infraestrutura, mas conservou muito do seu passado. Hoje, desponta na preferência de turistas que visitam Fortaleza e no sonho de pessoas que querem morar em um bairro litorâneo estruturado.

Resumindo em poucas palavras o que significa o bairro Meireles: elegância despojada típica da nobreza praiana e ares de modernidade com toques de um passado inspirador.

Os benefícios de viver nesse lugar único de Fortaleza

Com um registro histórico tão interessante, não é de se espantar que o bairro Meireles ofereça características únicas para os seus habitantes. A seguir, elencamos os principais fatores positivos dele.

Qualidade de vida

De acordo com o relatório Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o bairro Meireles apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na faixa de 0,937. Esse percentual o coloca na segunda posição do pódio de qualidade de vida entre os bairros de Fortaleza.

Além disso, nivela o Meireles ao IDH de países de primeiro mundo, como a Noruega, que registra 0,944 (a nota mais alta do mundo). As razões para os moradores do bairro se orgulharem da sua qualidade de vida não param por aí. Se pesquisarmos que fatores definem a média do IDH de uma região, perceberemos a excelência encontrada nos limites geográficos do Meireles.

Entre os quesitos estão a educação, a renda e a longevidade. Respectivamente, as notas dessas áreas são: 0,876; 1,000; e 0,938 — percentuais altíssimos. Para entender melhor o que esses índices representam na prática, quase a totalidade da população é escolarizada, a renda média salarial é de R$ 4.958,86 e a expectativa de vida gira em torno de 81 anos.

Proximidade com o litoral

Morar pertinho de belas praias é um privilégio muito cobiçado. Poucas coisas na vida dão mais prazer do que dormir com o barulho das ondas do mar e acordar com uma vista deslumbrante da praia. Acrescente a isso a sensação gostosa de sentir a brisa contínua vinda do oceano enquanto descansa na varanda da sua casa ou talvez durante uma caminhada tranquila no calçadão.

Tirando os chinelos para sentir a areia do mar, um sentimento de tranquilidade toma conta. Porém, os momentos mais inesquecíveis podem acontecer ao observar os filhos brincarem na faixa de areia, ouvindo suas deliciosas gargalhadas infantis. Diante de tudo isso, o dia mais estressante vivido no trabalho, depois desse “mar” de emoções positivas, parece nem afetar tanto o nosso estado emocional.

Valorização

Tem como mensurar o valor de morar no bairro Meireles? Para os moradores, viver nele não tem preço. Por outro lado, pesquisas oficiais tentam materializar o que significa residir no Meireles. Embora seja uma tarefa nada fácil, é possível apontar números que simbolizem a delícia de viver nesse local privilegiado.

Um estudo apresentado em um artigo do portal de notícias G1 elencou os metros quadrados mais caros de Fortaleza. O Meireles ocupa a segunda posição no ranking, com um valor de R$ 7.164 por m2. Portanto, comprar um imóvel no bairro é, sem dúvidas, um bom investimento, com perspectiva de valorização.

Localização

Para os que estudam e trabalham, a localização do bairro Meireles é uma grande vantagem. Apenas 3 km o separam do centro de Fortaleza. Quanto a acessibilidade, as principais vias da cidade, como a Avenida Beira Mar e a Leste-Oeste, cortam o bairro.

Também não é difícil acessar as Avenidas Monsenhor Tabosa e a Santos Dumont, entroncamentos que conectam várias regiões de Fortaleza. Dentro do bairro, há lojas comerciais, supermercados, colégios e universidades que facilitam a vida dos moradores, uma vez que não precisam deslocar-se para outros bairros para realizar suas atividades do dia a dia.

Segurança

Por ser um bairro nobre, o Meireles é muito seguro. A começar pela iluminação pública, que é muito bem cuidada nessa região altamente frequentada por turistas. Além disso, postos policiais são vistos por todo o bairro, e rondas periódicas são realizadas pela Polícia Militar.

Há também a segurança patrimonial e sistemas instalados pelos moradores para proteger suas propriedades de alto padrão. Embora sejam recursos particulares, ajudam no monitoramento das ruas do bairro.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgados por um artigo do jornal O Povo, o bairro Meireles, que faz parte da Área Integrada de Segurança 1 (AIS), tem os menores índices de homicídios de Fortaleza.

Lazer

Não faltam opções de lazer para os turistas no bairro Meireles. Há muitos restaurantes da alta gastronomia, bares, shoppings centers e galerias de artes — falar dos luxuosos hotéis da beira-mar, que atraem turistas do mundo todo.

Muitos amam visitar o Mercado dos Peixes para comprar deliciosos frutos do mar fresquinhos. Para um passeio em família, o Jardim Japonês oferece a possibilidade de caminhar em uma bela área verde projetada. Caso queira conhecer as artes regionais, a feira de artesanato conta com vários produtos feitos pelos artesãos locais.

Para relaxar, o bairro tem as praias da Beira-Mar e do Náutico. São excelentes locais para um banho de mar em águas quentinhas, típicas das praias nordestinas.

Morar no lugar em que as pessoas desejam tirar férias: que privilégio! Pois é exatamente isso que os habitantes do bairro Meireles sentem. De fato, não há como disfarçar a alegria de viver em uma das mais belas vistas para o mar de Fortaleza.

Caso tenha o desejo de encontrar um imóvel no bairro, o melhor a fazer é contar com os profissionais de uma imobiliária. Com certeza, será mais fácil acertar na escolha da moradia e dará mais segurança no processo de compra.

Gostou do nosso artigo? Ficou encantado pelo bairro Meireles? Podemos ajudar você a morar nesse lindo lugar. Entre em contato com o time da imobiliária Ampliaza!