Powered by Rock Convert

A precificação no mercado imobiliário pode ser considerada uma verdadeira arte, tendo em vista que os profissionais observam muitos detalhes importantes, mas que podem passar facilmente desapercebidos aos olhos de uma pessoa comum. Por isso, você não pode deixar de conhecer fatores observados pelos inquilinos na avaliação do imóvel.

Essa noção é extremamente relevante não apenas como um conhecimento geral, mas sobretudo nas mais diversas situações do segmento, principalmente se você está considerando a possibilidade de alugar uma propriedade. Confira o conteúdo a seguir e fique por dentro desse tema!

1. Sistema elétrico e parte hidráulica

Um fator que as pessoas sempre avaliam quando estão procurando um imóvel para viver são aqueles itens que podem apresentar prejuízos significativos em caso de algum defeito. Afinal, ninguém quer encontrar um lugar bacana para morar, fazer a mudança e acabar com uma bela dor de cabeça ou até mesmo prejuízos.

A parte hidráulica, por exemplo, demanda um pouco mais de atenção. Mesmo que a propriedade não tenha infiltrações aparentes, como vazamentos no encanamento, a simples presença de mofo ou umidade já atrapalha bastante, sobretudo no caso de pessoas alérgicas e de crianças.

O sistema elétrico não fica atrás, e é preciso que o quadro de energia esteja preparado para atender às demandas do estilo de vida moderno, no qual os moradores utilizam muitos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Junto a isso, a presença de pontos de tomada em todos os cômodos é bastante importante.

2. Acabamentos de pisos e paredes

Como dissemos no começo do artigo, avaliar adequadamente um imóvel é uma etapa muito importante quando se quer alugar a propriedade para terceiros e, por isso mesmo, o proprietário inteligente precisa estar preparado para aumentar as chances de fechar um bom contrato de locação com o seu futuro inquilino.

Diante dessa realidade, manter uma boa qualidade nos acabamentos de pisos e paredes é essencial. Ainda que esses itens possam ser um pouco dispendiosos, é um investimento com retorno garantindo, especialmente se você tiver paciência para procurar por ofertas e aproveitar as promoções das lojas de construção.

3. Precificação condizente com o mercado

Pouca gente atenta para esse aspecto, mas ter uma precificação condizente com o mercado é um dos fatores observados pelos inquilinos na avaliação do imóvel. Vale lembrar que, por mais simples que isso pareça, calcular o valor é algo extremamente complexo, que leva em conta características internas, externas e a própria conjuntura econômica.

Além de tudo o que falamos acima, mesmo unidades bastante similares em termos de metragem e planta podem ter preços completamente distintos dependendo do bairro, do estado de conservação e até mesmo da rua. Profissionais do mercado imobiliário, sobretudo os corretores, são bastante úteis nesse momento.

Ao manter o imóvel em bom estado de conservação, você evita que ele fique vago por longos períodos e ganha mais poder de barganha na hora de negociar o contrato com o inquilino.

Gostou de conhecer os fatores observados pelos inquilinos na avaliação do imóvel? Então confira também 5 atitudes que ajudam na valorização!