Powered by Rock Convert

Na hora de escolher onde morar, é comum ficar em dúvida entre comprar ou alugar um apartamento. A verdade é que não há certo ou errado. A decisão depende de uma série de fatores, como objetivos, expectativas, perfil familiar, planos para o futuro, disponibilidade de dinheiro.

Ambas as opções oferecem pontos tanto positivos quanto negativos. Então, se você também tem essa dúvida, não perca este post. Aqui, nós mostraremos as vantagens e desvantagens de cada escolha para ajudar você a decidir o que é melhor para o seu perfil. Acompanhe!

Saiba mais sobre financiamento imobiliário

Muitas pessoas têm o desejo de comprar a casa própria porque associam essa conquista a:

  • estabilidade;
  • segurança;
  • independência financeira.

No entanto, poucas dispõem da quantia necessária para o pagamento à vista de um imóvel. Nesses casos, o financiamento imobiliário é uma ótima alternativa.

É verdade que se trata de um investimento. Afinal, o valor pago mensalmente é utilizado para adquirir algo que futuramente será seu. Ou seja, haverá retorno. Porém, por se tratar de uma compra com valor expressivo e cujo prazo de pagamento é longo, é fundamental ficar atento a alguns detalhes para evitar problemas que podem, inclusive, resultar na perda do imóvel e de todo o dinheiro já investido.

O que é preciso observar?

Normalmente, um financiamento é feito com um prazo longo. Logo, é fundamental ter um bom planejamento financeiro para conseguir arcar com o pagamento das parcelas. Como há diversas modalidades de financiamento, o ideal é fazer várias simulações e analisá-las com atenção para escolher a mais adequada ao seu perfil.

Elas variam conforme o valor do imóvel, tipo (novo, usado, na planta, a construir), prazo do contrato, sistema de amortização e outros fatores. Ainda, é preciso lembrar que o financiamento não cobre o valor total de avaliação do imóvel, geralmente fica em torno de 80%. Desse modo, é necessário que o comprador dê uma determinada quantia como entrada.

Então, se você quer financiar um imóvel e ainda não dispõe de um montante para oferecer de entrada, deve começar a poupar desde já para que conquistar esse sonho o mais breve possível.

Quais as vantagens do financiamento?

Para os que sonham com a casa própria, a principal vantagem do financiamento é a oportunidade de conquistá-la. Sendo assim, significa realização pessoal. Outro ponto positivo é o fato de poder personalizar o ambiente, isto é, ter o seu lar do jeitinho que você sonhou. Mesmo que compre um usado, você pode reformá-lo e fazer as mudanças que desejar.

A compra de um imóvel, mesmo que por meio de financiamento, representa o aumento do patrimônio. Também, trata-se de um bem com valorização constante, na grande maioria dos casos, e tem alta liquidez. Ou seja, pode ser vendido facilmente caso precise de dinheiro.

Descubra as vantagens de alugar um apartamento

Optar pela locação de um imóvel também tem seus pontos positivos. Em alguns casos, é até mais vantajosa que contratar um financiamento. Como os contratos são mais curtos, há mais flexibilidade e liberdade. Pode-se facilmente mudar de residência, por motivo de trabalho ou qualquer outro, como querer uma localização melhor, ficar mais próximo do local onde trabalha ou onde as crianças estudam.

Ainda há o fato de que, dependendo do valor do aluguel, a locação é a melhor opção se comparada a um financiamento. Como o valor tende a ser menor que a prestação de um crédito imobiliário, pode-se utilizar essa diferença para realizar investimentos de longo prazo e, assim, garantir uma boa aposentadoria.

Quais os melhores investimentos?

Há várias opções para que você invista o seu dinheiro. As principais são:

  • Tesouro Direto: o Tesouro IPCA, por exemplo, tem vencimentos bastante longos (de 20 a 30 anos) e a rentabilidade é acima da inflação. Devido ao prazo estendido, o rendimento é alto;
  • Renda Fixa Privada: normalmente tem prazos curtos, mas podem ser renovados. Como grande parte dos investimentos de renda fixa é garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos, os bancos oferecem rentabilidades bem interessantes;
  • Fundos de Investimento: é a opção ideal para quem não entende ou não tem tempo para acompanhar frequentemente os investimentos. Nesse caso, um gestor especialista fica responsável por fazer seu dinheiro render da melhor forma,

Como encontrar o melhor lugar para morar?

Independentemente da sua escolha, seja financiamento, seja locação, o recomendado é contar com uma imobiliária de confiança para ajudá-lo a encontrar o imóvel ideal para você. Além da burocracia, o mercado imobiliário conta com inúmeras particularidades que podem parecer bastante complexas para quem não está acostumado com esse tipo de negociação.

Uma imobiliária tem o conhecimento e a experiência para tornar o processo muito mais fácil e rápido. Ainda, torna a transação mais segura e transparente. Ao expor seus desejos e necessidades ao corretor, o profissional se encarregará de selecionar apenas os imóveis que atendam ao seu perfil, economizando seu tempo nas visitações.

Uma imobiliária fará a avaliação correta do imóvel. Assim, você pagará o valor justo pela compra ou pela locação. Também terá respaldo jurídico, visto que a empresa elaborará um contrato válido para garantir a segurança jurídica de ambas as partes.

No caso de financiamentos, ela está atualizada sobre todas as modalidades e pode indicar qual é a melhor opção. Devido à ampla compreensão do assunto, garante que o processo seja mais ágil, seguro e tranquilo. Também, realiza um excelente serviço pós-venda para assegurar que a negociação seja como esperado.

Ainda, faz o acompanhamento durante todo o processo de locação, incluindo um período após o fim do contrato, garantindo a satisfação de seu cliente, seja o dono, seja o inquilino.

Portanto, considere todas as condições tanto para financiar quanto para alugar um apartamento. Muitas vezes, a pressa de logo nos mudarmos para um novo lar faz com que deixemos de analisar todas as situações e, assim, acabamos por tomar uma decisão equivocada que pode nos trazer grandes dores de cabeça. Reflita com calma e lembre-se sempre de contar com a ajuda de uma imobiliária.

Ficou com alguma dúvida sobre locação ou financiamento? Tem algo a acrescentar? Deixe um comentário abaixo para compartilhar suas ideias conosco e com os outros leitores!