Powered by Rock Convert

Quando uma pessoa não está usando o seu imóvel, uma dúvida pode surgir: alugar ou vender a propriedade? O bem não deve ficar parado, pois isso pode prejudicar a sua conservação, fazendo com que uma reforma se torne necessária.

Tanto a venda quanto o aluguel podem ser opções comerciais vantajosas, dependendo das necessidades do proprietário. Para que você entenda as diferenças entre elas, decidimos publicar este artigo. Continue lendo para conseguir escolher a melhor estratégia para a sua casa.

Quais as vantagens de alugar?

A primeira vantagem de alugar é conseguir transferir para o locador algumas obrigações, como o pagamento de água, luz e taxa de condomínio (quando houver). Tributos como o IPTU também podem ser transferidos, desde que isso conste no contrato de locação.

Em segundo lugar, existe o retorno financeiro pela locação. Esse valor pode ajudar muito o dono do imóvel a conseguir investir seu capital para alcançar outras metas, como viajar, comprar um automóvel ou até mesmo financiar um outro imóvel.

Quais as desvantagens de alugar?

O proprietário não pode usufruir do imóvel enquanto o contrato de locação estiver vigente. Isso pode ser ruim, caso a pessoa não queira ficar sem a casa durante longos períodos.

Nesse caso, uma opção é o aluguel por temporada. Ele é muito vantajoso quando a propriedade tem boa localização, como é o caso dos imóveis que estão em Fortaleza.

A capital cearense atrai milhares de turistas todos os anos — muitos deles não querem gastar com hotel, por isso buscam casas para alugar. Há ainda o fato de que muita gente vem a trabalho para a Fortaleza, e essa procura deixa os preços de aluguel bem atrativos para o locador.

Quais as vantagens de vender?

Entre alugar ou vender, muitas pessoas decidem pela venda. Ela é ideal quando o vendedor precisa resgatar todo o capital que investiu na compra. Esse resgate não pode ser feito pelo aluguel, já que isso demoraria muito tempo.

Aliás, outra vantagem da venda é a possibilidade de aproveitar uma boa oportunidade de negócio. Tem muita gente interessada em investir em Fortaleza. Dependendo da localização do imóvel, ele pode atrair a atenção de construtoras, comércios e pessoas físicas.

Quais as desvantagens de vender?

Em muitos casos, existe o apego emocional com o imóvel. A propriedade pode ter sido importante para a família, carregando uma série de lembranças preciosas para os proprietários.

Ademais, nem sempre o mercado de imóveis está aquecido, o que pode fazer com que as propostas recebidas sejam pouco atrativas. A melhor maneira de obter bons negócios, tanto alugando quanto vendendo, é recorrendo a uma imobiliária.

Essas empresas têm expertise de mercado, estudos sobre os imóveis das regiões que atuam e uma lista de clientes dispostos a conhecê-los. Então, na hora de alugar ou vender é importante contar com suporte de alguém especializado. Em hipótese nenhuma você deve tentar negociar sozinho, pois os riscos de golpes e problemas são elevados.

Gostou deste artigo? Então, continue conosco. Preparamos um material que mostra como escolher uma imobiliária de confiança em Fortaleza.