Powered by Rock Convert

Embora a casa própria seja o grande objetivo da maioria das famílias brasileiras, não se pode dizer que o desejo de adquirir um imóvel seja unanimidade. Muita gente tem dúvidas sobre o que é mais vantajoso entre comprar ou alugar.

Na verdade, a avaliação sobre qual o melhor negócio pode variar de pessoa para pessoa. Para muitos, a estabilidade da casa própria é mais importante, enquanto outros consideram o aluguel uma forma melhor de aplicar o dinheiro. Para que você tire suas próprias conclusões, preparamos este post com as vantagens e desvantagens de cada opção. Confira!

Saiba as vantagens de comprar ou alugar um imóvel

Vantagens de comprar imóvel

Formação de patrimônio

Quando você compra uma casa ou apartamento, está investindo em um patrimônio próprio, que vai garantir segurança para você e para a sua família. Mesmo no caso do financiamento, a cada mês você adquire um pouco mais do imóvel. No aluguel, o dinheiro investido todo mês não tem retorno. Ao final do contrato, você devolve o imóvel sem ter acumulado bens ou capital.

Liberdade para alterar o imóvel

Quando é proprietário de um imóvel, depende unicamente de você a decisão de reformá-lo, decorá-lo ou realizar qualquer outra alteração para deixá-lo com a sua cara. Você não precisa solicitar autorização para isso, como no caso do aluguel, caso em que é necessário consultar o proprietário. Além disso, qualquer investimento feito em um imóvel alugado é perdido ao final da locação. O proprietário não é obrigado a restituí-lo pelas melhorias que você fez na casa ou apartamento.

Realização pessoal

Mesmo que, na ponta do lápis, a compra do imóvel não seja um negócio financeiramente tão vantajoso em relação ao aluguel, ser o dono de sua própria casa é uma realização pessoal muito cobiçada pelos brasileiros. A casa própria é uma garantia de segurança e estabilidade que, muitas vezes, vale o esforço financeiro.

Vantagens do aluguel

Menos despesas

Alugar um imóvel é consideravelmente mais barato do que comprar. Quando se adquire uma casa ou apartamento financiado, por exemplo, é preciso pagar uma entrada de pelo menos 10% do valor e, em seguida, iniciar o pagamento das prestações. Há, ainda, gastos com impostos, documentos e taxas. No imóvel alugado, as despesas com manutenção também são menores, pois muitos desses gastos são de responsabilidade do proprietário.

Pode ser vantajoso financeiramente

Nem sempre a compra do imóvel é a melhor opção. Dependendo da situação, alugar a casa ou apartamento e investir o restante do capital pode ser mais negócio, dependendo da taxa de aluguel. Lembre-se de que a compra envolve outras despesas, como o que se paga como entrada, os impostos e taxas, que podem ser aplicados no mercado enquanto se mantém o aluguel. Para saber o que é melhor, é preciso dividir o valor do aluguel pelo preço do imóvel e multiplicar por 100. Se o índice obtido for menor que o rendimento da aplicação, vale a pena o aluguel.

Facilidade de mudança

Para quem não se apega tanto ao imóvel, o aluguel é a melhor opção quando deseja mudar rapidamente. Basta informar ao proprietário às vésperas de finalizar o contrato e procurar a nova casa. Se você for o proprietário, o processo é um pouco mais demorado. Afinal, você tem um capital depositado no imóvel e nem sempre é possível vendê-lo rapidamente.

Estes são alguns aspectos que você precisa avaliar antes de se decidir entre comprar ou alugar um imóvel. Para acertar na escolha, planeje com atenção o negócio e conte com o suporte de uma imobiliária de confiança.

Independentemente da sua escolha, não se esqueça de que antes de receber as chaves da sua nova casa ou apartamento é fundamental caprichar na vistoria do imovel.