Powered by Rock Convert

Na hora de alugar um imóvel, muita gente acredita que pode tornar o negócio ainda mais rentável executando todos os processos por conta própria. Assim, arriscam-se desde a captação dos clientes até a assinatura do contrato de locação, aventurando-se em um mercado cheio de sutilezas.

Com o tempo, alguns descobrem que alugar um imóvel sem auxílio profissional pode gerar um bocado de aborrecimento e prejuízo.

Neste post, vamos apresentar seis vantagens de contratar uma imobiliária para auxiliar nesse negócio.

Vantagens de contratar uma imobiliária

1. Conhecimento do mercado

O primeiro benefício que a imobiliária pode garantir é o conhecimento do mercado. Embora alugar um imóvel possa parecer tarefa simples, há uma série de aspectos que precisam ser considerados e que o contato diário com esse tipo de transação pode facilitar bastante. Com sua experiência, a imobiliária pode indicar com segurança como conduzir o negócio, a valorização do seu imóvel no mercado de locações e onde localizar os melhores inquilinos.

Um corretor atento pode, por exemplo, sugerir ajustes no imóvel que o deixarão pronto para atender às demandas dos inquilinos que buscam locações pelo bairro onde se localiza sua casa ou apartamento, aumentando as chances de você fechar um bom negócio.

2. Prospecção do inquilino

Sem encontrar um inquilino, não há como alugar o seu imóvel. O velho anúncio de jornal, tradicional forma de divulgar uma casa ou apartamento para venda ou locação, já não traz resultados. Hoje, as formas de negociar um imóvel estão mais ágeis e modernas. A imobiliária dispõe de maior quantidade de ferramentas para fazer com que alguém conheça e se interesse pelo seu imóvel. Com o marketing digital e o uso de ferramentas como sites, portais e redes sociais, ela consegue dar visibilidade à sua oferta, tornando-a objeto de desejo para locação.

Sem contar que as boas imobiliárias já dispõem de cadastros de clientes interessados em locação, classificados de acordo com suas demandas. Ou seja: ao receber o seu imóvel, não é impossível que a empresa já saiba a quem ele deve ser oferecido. Esses diferenciais garantem que o cliente certo vai visualizar a oferta, aumentando suas chances de efetuar a locação o mais rápido possível. Assim, sua casa ou apartamento fica menos tempo desocupado, o que, além de não gerar renda, ainda traz prejuízos ao proprietário com as despesas fixas do imóvel.

3. Análise dos inquilinos

Outro ponto bastante delicado do processo de locação é a análise dos interessados em alugar o imóvel. Um inquilino mau pagador, por exemplo, pode resultar em muita dor de cabeça e prejuízo ao proprietário. É essencial saber como avaliar, entre outras coisas, a capacidade financeira do locatário. A imobiliária dispõe de uma equipe especializada nesse tipo de procedimento. Ela sabe exatamente o que é preciso verificar e quais documentos devem ser solicitados antes da assinatura do contrato. Os profissionais sabem identificar qualquer indício de que o negócio pode trazer problemas.

Para quem tenta fazer a locação por conta própria, essa análise pode ser muito complexa. Além de o proprietário, muitas vezes, não saber ao certo de que forma deve se proteger, ele pode se sentir constrangido em interpelar o inquilino sobre o assunto e se expor a riscos.

4. Preparação do contrato

Outro ponto que pode ocasionar muitos problemas, caso não seja executado corretamente, tem a ver com a preparação e assinatura do contrato de locação. É ele que vai estabelecer todas as condições para o aluguel, e tudo precisa estar claro no documento. Um erro grave é seguir modelos prontos de contrato, muitas vezes encontrados na internet, para reger um negócio tão importante como a locação do seu imóvel. É essencial compreender que, depois de assinar o documento, o que nele constar terá que ser cumprido à risca. Por isso, é fundamental que seja cuidadosamente elaborado.

Aqui a experiência da imobiliária é novamente um importante diferencial. Sua equipe pode indicar a forma correta de elaborar o documento, quais cláusulas devem constar e o que cada uma delas vai gerar na sua relação com o inquilino.

Identificação das partes, valores, índice de reajuste e tempo de contrato são alguns dos itens indispensáveis no contrato. O documento também deve prever garantias locatícias, que são os mecanismos que protegerão o proprietário em caso de inadimplência do locatário. Todos esses detalhes fazem parte da rotina da imobiliária, que poderá orientá-lo da melhor forma.

5. Vistoria do imóvel

A vistoria do imóvel é o que garante a segurança do seu patrimônio durante a locação. Ela assegura que sua casa ou apartamento será devolvido ao final do contrato exatamente nas mesmas condições em que estava no início do aluguel. Para isso, é preciso que o laudo da vistoria seja detalhado e minucioso, a fim de não deixar margem para interpretações ou contestações. Se houver danos ao imóvel, por exemplo, o documento será a garantia de ressarcimento.

A ajuda especializada da imobiliária é importante, tanto na vistoria inicial, quando proprietário e inquilino concordam sobre as condições do imóvel, quanto na sua devolução, quando são comuns contestações e divergências.

6. Comodidade para o proprietário

Quem imagina que, após assinar o contrato e entregar as chaves ao inquilino, basta ficar em casa aguardando o final do mês para receber o pagamento, está enganado. Além de todos os aspectos que listamos, há uma série de situações que podem exigir a intervenção do proprietário de um imóvel alugado. Em uma locação, proprietário e inquilino têm direitos e deveres. É preciso agir, por exemplo, em caso de inadimplência ou na ocorrência de danos ao imóvel durante a locação. Isso pode gerar desgaste na relação com o inquilino, resultando em aborrecimento.

Quando se busca o suporte de uma imobiliária, todo esse relacionamento fica por conta da empresa, poupando o proprietário dos incômodos típicos do gerenciamento de um contrato de aluguel.

Estas são algumas vantagens de contratar uma imobiliária para administrar a locação de seus imóveis. É importante considerar esse suporte não como uma despesa extra, que vai comprometer a rentabilidade da sua renda com o aluguel, mas como um investimento na sua tranquilidade.

Que tal agora entrar em contato conosco e saber um pouco mais sobre como podemos ajudá-lo na locação de seus imóveis? Será um prazer atendê-lo.