Powered by Rock Convert

As transações no mercado imobiliário têm um excelente potencial de lucratividade, uma vez que esse é um segmento muito valorizado no Brasil e que envolve valores robustos, sobretudo na compra e venda. Diante dessa realidade, saber quais são os itens importantes para avaliar na vistoria do imóvel é fundamental.

As propriedades podem apresentar problemas aparentes e de fácil solução, mas também podem vir com vícios ocultos importantes, que demandarão reparos dispendiosos e que venham a atrapalhar a habitabilidade do local por algum tempo. Confira o conteúdo a seguir e descubra o que você não pode deixar de observar!

O que avaliar na vistoria do imóvel

1. Parte elétrica

Definitivamente, a parte elétrica é um dos itens mais importantes para avaliar na vistoria do imóvel, que não poderiam ficar de fora desta lista. Além de ser um ponto extremamente essencial de qualquer residência, falhas mais consistentes podem representar severos prejuízos no futuro, além de riscos graves para os inquilinos.

Dentro desse contexto, atentar quanto à real situação desse sistema é imprescindível. Caso você não se sinta capaz de fazer essa avaliação sozinho, contar com ajuda de um profissional ou de alguém que entenda do assunto é uma estratégia inteligente, até mesmo porque estamos falando de algo relacionado à segurança da sua família.

Se você tentar fazer essa análise por conta própria, o segredo é prestar bastante atenção quanto a alguns fatores. Comece observando as condições das tomadas e veja se existem sinais de curto-circuito. Olhe também a fiação da residência, verificando se existem fios expostos ou se foram feitas adaptações improvisadas na rede.

Infelizmente, não é raro que moradores antigos instalem, muitas vezes de maneira aleatória, pontos de energia, por conta do grande número de aparelhos elétricos e eletrônicos que são utilizados atualmente. Ao acender as lâmpadas, note se ocorrem pequenos curtos, piscadas ou outros sinais de sobrecarga.

2. Estrutura hidráulica

O passo seguinte é dar uma olhada em outro item muito importante na vistoria de imóveis, que é a estrutura hidráulica. Assim como a parte elétrica, esse é um fator que, quando apresenta problemas mais sérios, demanda um grande investimento de tempo e dinheiro na realização de obras e reparos.

O ponto mais importante aqui é buscar possíveis vazamentos, pois eles podem danificar desde a estrutura até o acabamento. Para fazer isso, comece analisando a pintura da propriedade, a fim de encontrar locais em que a tinta possa estar mais escura. Isso indica que já houve ou que ainda há umidade por ali e, consequentemente, alguma infiltração.

Cheque também a situação das válvulas dos vasos sanitários, além das torneiras e dos chuveiros, pois não é raro encontrar problemas por ali. Um fluxo diminuído de água indica entupimentos ou até mesmo um abastecimento irregular na região. Para terminar essa etapa, observe os ralos e os seus níveis de escoamento.

3. Mobília

Uma possibilidade que vem ganhando muito espaço no mercado imobiliário de hoje, sobretudo nos grandes centros urbanos, é a de proprietários alugarem os seus imóveis com a mobília inclusa. Isso é particularmente interessante para quem busca mais praticidade e não quer perder tempo em compras ou transporte de pertences, como estudantes ou jovens profissionais.

No entanto, se esse for o caso da unidade em que você está interessado, é preciso agregar esse item na hora da vistoria. Um problema bastante grave, por exemplo, é se os artigos de madeira estiverem infestados com pragas como cupins e traças, visto que isso vai deteriorar os seus próprios bens pessoais no futuro.

Sendo assim, procure observar, antes de fechar o contrato, peças como armários, estantes e gabinetes de madeira. Certifique-se de inserir no laudo final o real estado de conservação de cada uma delas e até mesmo o funcionamento de puxadores ou dobradiças, para evitar qualquer discordância quando for devolver o imóvel.

4. Pisos e forros

É bem provável que você, em algum momento da vida, já tenha observado uma casa ou um apartamento com problemas no piso, seja por uma instalação ruim ou pelo uso inadequado por parte dos moradores. Essa é uma situação relativamente comum e, por isso mesmo, esse é mais um dos itens fundamentais para avaliar na vistoria do imóvel.

Por essa razão, não deixe de analisar minuciosamente esse ponto. Comece vendo se o trabalho feito na colocação do revestimento foi correto e se não existem falhas como ressaltos e bordas quebradas. Dependendo do material escolhido, você também deve ficar atento quanto a mudanças na coloração, como no caso de madeiras e tacos.

O forro é outro ponto que pode apresentar algum tipo de problema, sobretudo no caso de uma casa ou apartamento de cobertura. Dessa maneira, é imprescindível que você cheque se ele está visivelmente normal, sem a presença de furos ou de rachaduras. Buracos ou imperfeições graves demandam uma bela e dispendiosa reforma.

5. Portas e janelas

Para terminar a sua vistoria de imóveis, você não pode deixar de considerar itens que são muito importantes, mas que costumam ser pouco valorizados nesse momento. As portas e janelas realmente não costumam representar um grande prejuízo em caso de problemas, mas dependendo do caso, você não deve se arriscar a perder esse dinheiro.

Comece analisando o material do qual elas são feitas e se ele tem boa durabilidade. Veja também se as fechaduras e os trincos estão rangendo, bem como a regulagem dos fechos e a integridade das borrachas de vedação, visto que ressecamentos podem representar infiltrações nos dias de chuva.

Além disso, as escovas, as roldanas e os outros elementos de vedação precisam estar em dia. Até a assinatura do contrato, esses itens são de responsabilidade do proprietário, cabendo somente a ele arcar com os custos de qualquer reparo que seja necessário, antes que a propriedade seja entregue aos futuros moradores.

Checando esses itens importantes para avaliar na vistoria do imóvel, você evita discordâncias com os proprietários e garante um local seguro e confortável para a sua família!

Gostou de aprender quais são os itens importantes para avaliar na vistoria do imóvel? Então não deixe de dividir essas informações e compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!